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Gestão de Recursos Humanos em Pequenas e Médias Empresas

Carga Horária: 8 horas
Investimento R$960,00

Cada vez mais, as áreas de Recursos Humanos vêm ganhando dimensão estratégica nas organizações de todos os portes. Com as pequenas e médias empresas não é diferente. A estruturação de um planejamento que permita definir as ações necessárias para a consolidação do papel da gestão de recursos humanos, nesse ambiente, é fundamental para o crescimento ordenado dessas organizações. Por outro lado, a responsabilidade do gestor de RH também aumenta, uma vez que ele é o condutor das mudanças que serão necessárias para o alcance desse objetivo, necessitando incorporar novos conhecimentos e competências, bem como aspectos da cultura organizacional. Com o nosso curso pretendemos oferecer aos participantes um espaço para discussão dos principais conceitos, etapas e indicadores que contribuirão para essa transição e, ao mesmo tempo, apresentar tendências e caminhos emergentes que se apresentam para as áreas de RH.

Conteúdo Programático

I – Gestão de Recursos Humanos

Evolução da gestão de recursos humanos

Principais áreas de gestão de uma organização.

Relações da área de recursos humanos com as demais unidades da organização.

O papel e a importância da área de recursos humanos para as PMEs.

Estruturação de uma área estratégica de recursos humanos.

II – Atribuições e Desafios dos Principais Sistemas de Recursos Humanos

O que esperar dos processos de recrutamento e seleção.

Criando ações que fortaleçam o treinamento e o desenvolvimento de pessoas.

Configurando processos e políticas organizacionais para uma administração de pessoal eficiente.

A saúde ocupacional e qualidade de vida no trabalho como diferenciais na gestão de pessoas.

A importância da estruturação de sistemas de remuneração e recompensas, mesmo que simples e ágeis.

Estruturando um sistema de indicadores de recursos humanos.

Documentando e padronizando os processos de recursos humanos.

III – Cultura Organizacional

O que é cultura organizacional?

Entendendo como ela se forma e se solidifica.

Principais princípios e mecanismos de sustentação.

O papel dos líderes na manutenção da cultura organizacional.

A necessidade da área de recursos humanos conhecer e ser agente de disseminação da cultura organizacional.

IV – Principais Competências do Gestor de RH e de sua Equipe

O profissional de recursos humanos como agente de transformação.

Capacidade de criar, melhorar e inovar os processos de negócio da área de recursos humanos.

Flexibilidade e resiliência para lidar com situações fora da zona de conforto.

Tato e perseverança para mediar conflitos e negociar.

Atuação como gestor de projetos, administrando alcance de metas, prazos e custos.

V – A Importância da Comunicação Interna para a Gestão de Recursos Humanos

A comunicação interna como diferencial nos dias de hoje.

Fazendo o endomarketing da área e da organização.

Estruturando canais eficientes de comunicação interna.

Utilizando as mídias sociais e tecnologia como apoio à comunicação interna.

VI – Tendências para a Área de Recursos Humanos

Processos seletivos a distância.

Home office.

Employer branding.

Job rotation.

Projetos paperless.

VII – Um Olhar à Frente: Gestão de Competências e Carreiras

Conceito de competências.

Competências organizacionais e individuais.

Gestão de carreiras.

Tipos de Carreiras.

Carreira em Y e Carreira em W.

Facilitador

José Fernando Nassif

Local de Realização:

Rua Loefgreen, 1.057 – 13º andar – Vila Clementino (próximo à Estação do Metrô Santa Cruz – Linha Azul).

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