Participe de nosso dicionário de cargos da área de tecnologia da informação. Ajude-nos a aperfeiçoar o mapa de tarefas de cada um deles. Mande a sua sugestão. Está de acordo com o descrito? O que pode ser acrescentado, modificado ou suprimido? Conheça o cargo nº 2: Analista de Inteligência Artificial.
Já publicado: Analista de Testes de Software
2. Analista de Inteligência Artificial
-
Participa do desenvolvimento e implantação de projetos de inteligência artificial, com foco em inovação, reconhecimento de padrões e modelos preditivos.
-
Constrói soluções de software, aplicando algoritmos inteligentes, desenvolvidos por meio de técnicas de aprendizagem de máquinas (machine learnig e deep learning), cálculos matemáticos e estatísticos, bem como programação.
-
Cria modelos preditivos, com base em grande volume de dados, legado ou pioneiro, para produzir visualizações, a partir dos sistemas de inteligência artificial.
-
Identifica oportunidades de aplicação de inteligência artificial, que possam otimizar processos, reduzir custos e aumentar receitas.
-
Utiliza plataformas de serviços cognitivos voltadas a negócios (tipo Watson), para melhoria de processos, interações e ações.
-
Atua em projetos de implantação de assistentes virtuais e chatbots, em diferentes canais, aplicando modelos de reconhecimento de linguagem natural e os gaps encontrados em relação às necessidades do negócio.
-
Acompanha a evolução tecnológica nas áreas de internet das coisas (IoT), big data e cloud e edge computing, trazendo constantes subsídios para enriquecimento dos projetos de inteligência artificial.
-
Aplica linguagens de programação como Python, Java , R e outras necessárias e utiliza diversas APIs (Interface de Programação de Aplicações), para assegurar qualidade e bom desempenho em tempo de execução.
-
Pode interagir com áreas de UX (User Experience) na busca de soluções de design e de interação, por meio de interfaces gráficas, conversacionais, entre outras, para a elaboração de projetos voltados à satisfação dos clientes.
-
Zela pela observância dos desafios éticos a que estão submetidos os projetos de inteligência artificial, levando em conta, também, padrões e códigos estabelecidos pela empresa.
Leave a Comment