Atrair os melhores profissionais não está sendo uma tarefa fácil para as empresas de tecnologia. Confome pesquisa da consultoria Halcyon Knights, em janeiro de 2020, portanto já no início da pandemia do Covid-19, os EUA possuíam 74.000 cargos não preenchidos na indústria de tecnologia. A qualidade do EVP pode ser a diferença entre encontrar o candidato certo e o fracasso no processo de recrutamento (geralmente dispendioso).
O EVP deve ser comparado a um irresistível argumento de venda, capaz de posicionar a empresa em um patamar elevado para a seleção de colaboradores com alto potencial. Ele vai além da lista de responsabilidades de trabalho, torneios de pingue-pongue e confraternizações nas noites de sextas-feiras. Para as empresas de tecnologia, sobretudo as de pequeno e médio portes, um forte EVP tem um grande impacto em como elas atraem e mantêm os melhores profissionais.
Hoje, com as mídias sociais e sites de avaliação, um colaborador pode expressar opiniões e compartilhar experiências do seu local de trabalho. O EVP ou o que os colaboradores pensam dele está mais visível do que nunca. De acordo com pesquisas do site Glassdoor, 70% das pessoas procuram informações de empresas antes de tomar decisões de carreira. Articular e entregar o que torna a empresa única é fundamental para construir e manter equipes de primeira linha.
Então, como as empresas de tecnologia podem criar um EVP que seja verdadeiro no mundo real? Aqui estão três dicas.
Comece com seus colaboradores
A formulação de uma proposta de valor deve começar com o público mais importante: os colaboradores. Medir , periodicamente, os benefícios tangíveis e intangíveis, e as recompensas concedidas, contribuirá para definir e revisar o valor da empresa como empregadora e o que os futuros colaboradores verão como pontos de atração. Idealmente, as medições, por meio de pesquisas internas, devem ser realizadas uma ou duas vezes ao ano. Ferramentas online como o “surveymonkey” ou outras similares tornam mais fácil a coleta de “feedbacks”. Descobrir o que os colaboradores valorizam na empresa, porque a escolhem e o que os faz permanecer, ajudará nos esforços de retenção e, também, na elaboração de argumentos de venda para atrair novos colaboradores.
Utilize as ferramentas certas
O boca a boca é um dos veículos mais poderosos para atrair os melhores profissionais, mas a defesa mais autêntica vem de dentro da própria empresa, por meio dos colaboradores. Com as ferramentas certas, eles podem ser a voz da marca e os melhores contadores de histórias. Por exemplo, um vídeo sobre como é trabalhar na empresa pode ser uma forma de articular e reforçar o EVP. As pessoas compram de quem confiam. É por isso que histórias baseadas em experiências pessoais sempre serão mais atraentes do que uma descrição de tarefas. Estudos mostram que os candidatos confiam nos colaboradores de uma empresa três vezes mais do que na própria empresa para fornecer informações confiáveis sobre experiências no local de trabalho.
Forneça mais do que um emprego
Com mais de 61% dos profissionais de tecnologia relatando estar satisfeitos com seu empregador atual, mostra que as empresas apresentam bons índices de retenção. Dessa forma, quando se trata do EVP, certifique-se de que ele é confiável e pode ser testado. O trabalho não é mais apenas comparecer 8 horas por dia. Agora é sobre se sentir ouvido, incluído e valorizado como parte de uma equipe “agile” e colaborativa. A pesquisa da Halcyon indicou que 70% dos profissionais de tecnologia valorizam a questão financeira como um dos cinco fatores para escolher uma empresa, mas raramente a colocam em primeiro lugar. Em vez disso, flexibilidade, progressão na carreira (aquisição contínua de novos conhecimentos), liderança e cultura organizacional foram citados como tendo maior impacto na disposição de buscar e permanecer em uma nova oportunidade. Portanto, se esses são benefícios atraentes que a empresa oferece, deve apresentá-los em uma forma que demonstre que pratica o que fala.
José Fernando Nassif – CEO da Gaide Conhecimento e Trabalho
Leave a Comment