SÃO PAULO
Dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2020
Carga Horária: 24 horas
Horário: das 8h30min às 17h30min
MELHOR CONTEÚDO, QUALIDADE E INVESTIMENTO JUSTO!
Apresentação do Curso
Todas as empresas, independentemente de seu segmento e porte necessitam ter, minimamente, ordenado um conjunto de práticas para balizar os seus gestores sobre as decisões de remuneração. Elas precisam atrair e reter profissionais importantes para o seu negócio. Portanto, é fundamental integrar às suas políticas de RH ações voltadas à gestão de remuneração / cargos e salários.
Objetivos
Desmistificar a gestão de remuneração / cargos e salários, mostrando através de critérios técnicos, simples e objetivos, a sua aplicação e importância na construção de estruturas salariais.
Demonstrar como as fases de análise e descrição, e de avaliação de cargos, se bem planejadas e estruturadas, podem transformar-se em importantes ações gerenciais, para o fortalecimento dos processos organizacionais e da visão gerencial.
Analisar alternativas para a fase de pesquisa salarial, por meio da utilização de softwares especialistas ou os próprios salários da organização, dentro da filosofia de RH Ágil.
Construir modelo conceitual e prático, que permita trafegar da remuneração funcional, baseada em fatores, para a remuneração por competências, baseada nas competências mais importantes para a organização.
Testar os conhecimentos adquiridos, ao longo do curso, através de exercícios teóricos e aplicações práticas.
Público Alvo
Profissionais, gestores e analistas de RH e Gestão de Pessoas; DHOs e HR Business Partners; analistas de administração de pessoal; analistas de remuneração; analistas de cargos e salários; analistas de benefícios; consultores, estudiosos, estudantes e todos aqueles interessados e envolvidos com es e importante assunto.
Metodologia
Exposição teórica, exercícios, troca de informações e experiências entre os participantes e respostas a questões técnicas e práticas, sustentadas por material de apoio na forma de descrições de cargos, manuais de avaliação e desenho de estruturas salariais. Recomendável, mas não obrigatório, trazer calculadora ou notebook.
Conteúdo
RH NA ERA DIGITAL: organizações lineares versus organizações exponenciais; RH Ágil; impactos da transformação digital.
O COLABORADOR COMO PROTAGONISTA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO: EVP (employee value proposition); employer branding (gestão da marca); DHO (desenvolvimento humano e organizacional); a importância da atuação do profissional de RH como Business Partner.
O AMBIENTE DE MUDANÇAS E SEU IMPACTO NA GESTÃO DA REMUNERAÇÃO: principais resultados esperados da gestão de cargos e salários; características necessárias de um sistema de remuneração; interação com os demais subsistemas de Recursos Humanos.
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DE REMUNERAÇÃO (CARGOS E SALÁRIOS): definição do escopo do projeto; etapas e recursos necessários; cronograma de implantação; mitigando riscos; processo de comunicação anterior e posterior à implantação; como contornar expectativas; como envolver os gestores de áreas.
REVISÃO MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA: progressões aritmética e geométrica; frequência simples e acumulada; média aritmética simples e ponderada; moda, mediana e quartis; desvio padrão; correlação e regressão; equações de ajuste de curvas; número índice; exercícios de aplicação.
DIFERENTES ENFOQUES PARA A GESTÃO DE REMUNERAÇÃO (CARGOS E SALÁRIOS): conceito de “work level”; técnicas ágeis; classificação de cargos; “broadbanding” (bandas largas), baseada na cultura organizacional; precificação de mercado; competências; habilidades: salário emocional.
GRUPOS OCUPACIONAIS: conceito; como classificar; a importância da “job description”; exercício de aplicação.
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS: principais tipos; mapeamento de papéis e responsabilidades; exercício de aplicação.
DESCRIÇÃO DE CARGOS: objetivos; formas de coleta de dados; regras gramaticais; padronização; descrição sumária e detalhada; titulação de cargos; construção de formulários; integração com e-social: exercícios de aplicação.
ENGENHARIA DE CARGOS: conceito; “job description”; especificação do cargo; principais requisitos de entrada; análise do cargo; principais competências técnicas e comportamentais (soft skills); mapa de competências; exercício prático.
AVALIAÇÃO DE CARGOS: métodos quantitativos e qualitativos; sistema de pontos; escolha dos fatores de avaliação; descrição dos gabaritos de avaliação; ponderação dos gabaritos de avaliação; elaboração do manual de avaliação de cargos; comitê de avaliação de cargos; planilhas de avaliação de cargos; método do consenso; exercícios práticos.
PESQUISA SALARIAL: etapas; seleção de empresas; coleta de dados; processo de “matching”; tabulação; cálculo de medidas estatísticas; equalização de data base; construção e interpretação de relatórios; devolução às empresas participantes; alternativas à realização de pesquisa salarial própria.
CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA SALARIAL: análise da nuvem de pontos; curva de referência; amplitude das faixas salariais; progressão na faixa; sobreposição das faixas salariais; simulações e desenho da estrutura a ser adotada; exercício prático.
ENQUADRAMENTO NA ESTRUTURA SALARIAL DEFINIDA: simulações; enquadramento inicial; relatórios de análise; custo do enquadramento.
ELABORAÇÃO DA POLÍTICA SALARIAL: salário de admissão e normativo; promoções e enquadramentos; critérios de movimentação na tabela salarial; manualização.
INDICADORES DE DESEMPENHO – KPIs: conceito; construção de indicadores; templates de apresentação em power point; a importância dos indicadores na remuneração por resultados; exemplos de indicadores: exercício prático.
REMUNERAÇÃO POR RESULTADOS (VARIÁVEL): dimensões da remuneração; estratégias de remuneração; por que remuneração por resultados (variável) ?; chaves para o sucesso; tipos de planos (participação nos resultados, participação nos lucros, incentivos individuais, programas de curto prazo – ICP e programas de longo prazo – ILP); exercício prático de construção de um programa de remuneração variável.
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA: componentes; remuneração fixa; remuneração variável; remuneração por desempenho; meritocracia; benefícios simples e diferenciados; benefícios flexíveis; formas especiais de recompensa; impactos da reforma trabalhista e novas legislações na remuneração estratégica.
ARQUITETURA POR COMPETÊNCIAS: diferença entre competências organizacionais e individuais; competências aplicadas a sistemas de gestão de desempenho; gabaritos e ponderação de competências; fontes de avaliação; exercício.
ARQUITETURA POR HABILIDADES: mapeamento de cargos com base na complexidade das tarefas e nos equipamentos utilizados; segmentação de cargos e carreiras por tarefas realizadas; impacto da classificação das habilidades na análise do quadro de pessoal; exercício.
DATA E LOCAL
Data: 28, 29 e 30 de janeiro de 2020
Horário: 8h30min às 17h30min
Carga Horária: 24 horas
Local: Edifício New Empire of Business
Rua Loefgreen, 1.057 – Vila Mariana – São Paulo
Ao lado da Estação Santa Cruz do Metrô (linhas Lilás/Azul/Verde)
INVESTIMENTO
R$ 1.750,00, em uma parcela, através de transferência bancária.
R$ 1.800,00, em 3 parcelas, sendo a primeira através de transferência bancárias e as 2 restantes através de boleto bancário.
Para pagamento através de cartão de crédito entrar em contato pelo e-mail: contato@gaidegestao.com.br
Benefícios: Estacionamento, Welcome Coffee, Coffee Break, Material Didático, Certificado de Participação.
Emitimos Nota Fiscal.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
E-mail: contato@gaidegestao.com.br
WhatsApp: 11 99906-6254
FACILITADOR
FERNANDO NASSIF
Graduação em ADM pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estudou mestrado acadêmico em Administração no Centro Universitário FMU/Laureate. Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela FGV de São Paulo, com vários cursos de especialização nas áreas de gestão de pessoas e organizacional. Foi Diretor Executivo da SUCESU-SP (Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações São Paulo), onde teve a oportunidade de construir e implementar inúmeros conteúdos educacionais para cursos e seminários na área de tecnologia da informação, permitindo o treinamento e a qualificação de centenas de profissionais. Especialista e consultor em desenvolvimento organizacional e remuneração total, com implementação de projetos exitosos em diversas empresas. É CEO da GAIDE Conhecimento e Trabalho, onde dedica-se, também, ao estudo das relações de trabalho no presente e no futuro, avaliando tendências e impactos decorrentes dos processos de transformação digital e da aplicação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, na área de Recursos Humanos.
Leave a Comment