Fundamentos de Market Price – uma ferramenta de remuneração
Temos recebido por meio de nosso e-mail de contato, algumas solicitações para comentarmos sobre MP.
Então, vamos lá! Vou tentar ser o mais objetivo possível, para demonstrar algumas etapas dessa ferramenta que pode agregar bastante agilidade à gestão de remuneração e ser um “coringa na manga” para os profissionais de remuneração e de RH.
A utilização de preços de mercado ou correspondência de mercado, tem como referência dados obtidos, pelo profissional de remuneração ou de RH, por meio de pesquisas rápidas e em pouquíssimas empresas, com o objetivo de estabelecer ou revisar salário para um determinado cargo, que a empresa pretende contratar ou reclassificar internamente.
A imagem abaixo, mostra um exemplo de visualização de 3 correspondências de pesquisa realizada, para determinar a média salarial de um determinado cargo.
Pela nossa experiência, as áreas de RH que gerenciam a remuneração por meio de uma abordagem mais colaborativa, sobretudo com as unidades de negócios, têm mais propensão a realizar e ter êxito em uma definição salarial via MP.
A revisão salarial de 1 ou 2 cargos é bem diferente do processo de uma pesquisa de uma família de cargos completa e tem como vantagem ter menos partes interessadas envolvidas. Esse é um dos objetivos do MP.
No processo de MP a participação dos HR Business Partners, caso exista na organização, juntamente com a área de remuneração ou RH, é importante, uma vez que detêm uma visão ampla da empresa e da função que será pesquisada, por estarem mais próximos das áreas de negócios e administrativas. Com isso, podem contribuir com informações mais precisas sobre as atividades e níveis dos cargos.
As correspondências de mercado devem ser baseadas no conteúdo do cargo, ao invés do título (isso é um mantra em pesquisas salariais). As descrições de cargos de uma pesquisa salarial mais abrangente, são elaboradas para serem usadas por várias empresas e são mais genéricas. No caso do MP é preciso encontrar a correspondência certa para a pesquisa e se concentrar no “espírito da descrição”, ao invés de um texto exato. Importante também, é ter uma visão clara do nível do cargo para assegurar um bom “match”.
O número de pesquisas/consultas depende do nível do cargo pesquisado, do relacionamento da área de remuneração e de RH com outras empresas para troca de informações e a possibilidade de acesso à concorrência. Conforme algumas pesquisas, em torno de 85% das empresas que praticam o MP utilizam 2 ou mais fontes para apoiar a obtenção da precificação de mercado.
A tabela abaixo demonstra esse número e outros:
É importante que além do valor obtido por meio do MP, as áreas de remuneração e de RH, façam o cotejamento com dados internos, como informações do recrutamento, índices de rotatividade, entre outros disponíveis. Essa comparação analítica ajuda a delinear um quadro mais completo e assertivo para definir o valor salarial de interesse da empresa e que possa atrair ou reter um determinado perfil de profissional.
José Fernando Nassif
CEO da Gaide Conhecimento e Trabalho